sábado, 22 de junho de 2013

Reações Negativas e Indesejáveis


Pregamos um evangelho que transforma vidas e o que deixamos transparecer, é que a mudança radical é do tipo "abracadabra, plim!!!", mas a nossa regeneração não é uma mágica, exatamente, porque o evangelho de Jesus Cristo é "sinônimo" de "renúncia" (Mc. 8:34). Precisamos associar a nossa vontade com a vontade de Deus e mediante a renovação do nosso entendimento, cada um por si, deve se transformar (Rom. 12:2).


A impressão que temos aqui, é que o homem deve se transformar por conta própria, mas desde quando alguém se dispõe a obedecer a "palavra de Deus", passando então, a exercitar a renúncia, a sua capacidade que vem de Deus (2 Cor. 3:5). Se tratando de uma nova vida em Cristo, o aperfeiçoamento é gradual (Pv. 4:18), mas a libertação foi imediata, e por isso, não estamos debaixo da lei; mas debaixo da graça de Deus (Jo. 8:32,36 / Rom. 6:14). Se de fato, a pessoa creu, a partir daí, inicia-se uma gestação espiritual até que a mesma venha ser concebida pelo Espírito Santo (1 Cor. 4:15 / Gl. 4:19).



Vejamos que, ser liberto, é uma coisa e estar sujeito a sua natureza carnal, e ainda assim, não se conformar, é outra. Esperamos que ninguém tenha a sua mente confusa, sobre muitos que demonstram serem novas criaturas, mas que, no entanto, percebe-se que não são, devido as suas reações negativas que não combinam com a postura de um cristão. Cada um por si, deve ser transparente em sua devoção cristã, sabendo que o nosso desafio é vencer a nossa natureza carnal (Gal. 5:17). E a dificuldade de cada um em se superar nos seus limites, pode ser maior ou menor; dependendo do seu passado e principalmente, o esclarecimento que se deve ter, à luz da bíblia, sobre renúncia e restauração de vida. (1 Pedro 1:14,15 / Romanos 10:17).

Ninguém pode ser capaz de julgar os outros, a não ser reconhecer os seus pecados, e compreender os outros, pois na verdade, cada um dará conta de si mesmo a Deus. (Mt. &:1 / Jo. 16:8 / Rm. 14:12).

Quando a pessoa sabe o que é certo, e procura fazer direito, mais continua agindo errado; a reação negativa é uma manipulação indireta da sua natureza carnal. Apesar disso, o homem pode; segundo a sabedoria de Deus em Cristo, se superar em seus limites de má formação de caráter, e definindo "diligentemente" a sua boa formação cristã; o mesmo poderá usufruir das vantagens que a renúncia pode proporcionar para desfrutar-se de uma perfeita paz, que além de ser contagiante, a mesma excede todo entendimento (Fl 4: 17).

Conhecendo o seu próprio ego , e nascendo do Espírito, agora nós vamos retratar reações indevidas dos sentimentos negativos e encubados, que na verdade precisamos assimilar com entendimento; a forma de exercitar a renúncia, agindo com determinação e fé. A fé meus amados, não é cega, e a mesma é dotada de conhecimento (1 Tim. 3:9). A fé é um dom de Deus e só pode ser acrescentada mediante a palavra de Deus (Ef. 2:8 / Rm. 10:17). Além de ser dada por medida; sem as obras, ela é morta (Rm 12:3 / Tg. 2:17) . As obras da fé é a obediência (Rm 1:5).

É bom saber que a influência das pessoas, circunstâncias e o ambiente no caráter do ser humano tem a mesma formação com que o crente pode ter; segundo o seu aprendizado. Pois os ensinos minuciosos, profundos, claros e objetivos, da palavra de Deus, têm o poder de mudar; por pior que seja, o caráter de uma pessoa, desde quando ela esteja disposta; não só a aprender, mas também a renunciar. O homem precisa ter a consciência iluminada por Deus; do seu despojamento e revestimento de Cristo (Rm. 13:14).

A ideia de que o homem "é" o que ele pensa "ser", pode manifestar o caráter de Cristo (Rm. 12.2 / Fl. 4:8).

Já ouviu-se dizer, que " por muito pensar, instiga os sentimentos e os sentimentos atira a ação". Precisamos notar a nossa mente de Cristo (Col. 3:2 / 1 Cor. 2:16). Podemos perceber, que o nosso estudo, exercita a inteligência espiritual, para que haja entendimento claro e objetivo (Col. 1:9,10).

Contamos agora com três aspectos da vida em que o homem se relaciona com pessoas. Vamos observar as "reações negativas e indesejadas" e cada pessoa poderá se assistir em três quadros a seguir...
Por exemplo:

No trabalho:
"Em qualquer atividade, ninguém consegue desempenhar bem o seu trabalho, se não estiver bem consigo mesmo. O ideal é surpreender com elogios; quando se está indo bem, pelo contrário, a reação negativa vem a tona com um sentimento de mal-humor. É triste quando uma pessoa acredita no seu potencial, e com todo o esforço para desenvolvê-lo, ser reprovado: o desgosto e a frustração são inevitáveis.

Mas a questão aqui, é da pessoa que tenha um gênio muito difícil, e que por isso, não consegue se adaptar a nenhum ambiente de trabalho. A princípio, tudo vai bem; mas com o tempo, a tendência da pessoa é denegrir a sua imagem com o seu comportamento esquisito.

Geralmente, as pessoas que tem problemas mal resolvidos, ou não resolvidos, que se desenvolveram na infância, família ou decepção amorosa; costumam ter crises, devido ao seu passado infeliz, e tornam-se pessoas neuróticas perturbadoras. É difícil conviver com pessoas desse tipo, porque são traiçoeiras. Não por serem más. A questão aqui é do caráter, que somente a palavra de Deus pode sondar os corações e efetuar uma transformação radical. (Hb. 4:12 / Sl. 7:9).

O que pode levar uma pessoa a se comportar indevidamente com os seus defeitos, é o fato de não admitir os seus erros com humildade. Engana-se, a pessoa, que sem a orientação da palavra de Deus, por mais que se esforce; pensa que pode e tenta mudar o seu jeito de "ser" com suas próprias forças. É como não reconhecer os seus pecados, e se tratando de cura da alma, só mesmo Deus, poderá curar as suas feridas (Tg. 5:16). Porém, o importante, não é só admitir os seus erros, mas também se deve ignorar com maturidade; a forma negativa que alguém esteja procedendo.

A maturidade espiritual, eleva o nosso entendimento acima da razão supérflua dos acontecimentos. Por exemplo; "ninguém retribui o mal pelo mal". É aqui que entra o exercício constante da renúncia em que toda palavra negativa, ou situações esquisitas, servirão para o nosso aperfeiçoamento. Ao invés de corrermos dos problemas; devemos correr para cima deles. Aquele que dizia: "não pise no meu calo"! não vai mais ser incomodado com isso. O único problema é o orgulho, que pode cegar os olhos do espírito, mas o arrependimento se dará repentinamente, aquebrantando o coração para um novo recomeço. "É!!!!, mas antes cair subindo, do que ficar prostrado. (Sl. 51:17 / Is. 57:15). A constante meditação destas verdades, te dará discernimento de espírito e virtude para transformar toda maldição em benção na sua vida e na vida de todos no seu ambiente de trabalho. Existem coisas que se você não fizer por si mesmo, ninguém poderá fazer. Não desista! Pois todo esforço de maneira correta valerá a pena, e ao invés de você continuar sendo uma pessoa insuportável e de cuja presença indesejada, se tornará atraente e bem chegada em qualquer lugar. Mesmo que as reações negativas continuem insistindo em dizer que você é a mesma pessoa; não se conforme e reaja com determinação (1 Pd. 1: 14). Reconheça sempre que "és" um pecador, mas nunca deixe de assumir o caráter de Cristo em sua vida (Fl. 1:21 - 4:23). Estamos apresentando aqui, um caminho mais excelente, e quem passar por ele, obterá domínio próprio e paciência em todas as coisas (1 Pd. 3:4 / Gl. 5:22 / Pv. 16:32). Tenha um bom trabalho e sucesso profissional.

Pr. Darvin 

Pastor Presidente da Casa de Reabilitação Recanto Feliz.



Nenhum comentário: